HomeRegiãoXanxerê Mudança na Lei Orgânica pode acabar com estabilidade no serviço público...

[Vídeo] Mudança na Lei Orgânica pode acabar com estabilidade no serviço público municipal

spot_img
spot_imgspot_img

Prefeitura propõe novo modelo de contratação para futuros servidores

A Prefeitura de Xanxerê encaminhou à Câmara de Vereadores uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município que altera as regras de contratação no serviço público municipal. A principal mudança abre a possibilidade de adoção do regime celetista (CLT) para futuras contratações, o que pode resultar no fim da estabilidade para novos servidores.

Atualmente, a legislação municipal determina a adoção do Regime Jurídico Único (RJU), baseado no regime estatutário. No entanto, a proposta prevê que o município possa utilizar o regime estatutário, o regime celetista ou ambos simultaneamente na administração direta, autárquica e fundacional.

Adequação à decisão do STF

De acordo com a justificativa apresentada pelo Executivo, a alteração busca adequar a legislação municipal ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), consolidado por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 2.135. A decisão reconhece a possibilidade de estados e municípios adotarem diferentes regimes de contratação para seus servidores.

Além disso, o texto assegura que os atuais servidores efetivos continuarão vinculados ao regime estatutário, sem qualquer migração automática para a CLT.

“Para os que já fizeram o concurso, já foram contratados, estão trabalhando, são efetivos, para esses não muda nada, absolutamente nada”, afirmou o prefeito Oscar Martarello.

Novas contratações seguirão exigindo concurso público

Conforme a proposta, a criação de empregos públicos sob o regime celetista dependerá de legislação específica. Essa norma deverá estabelecer funções, salários e demais condições de contratação.

Apesar da possibilidade de contratação pela CLT, a exigência de concurso público será mantida. Entretanto, os futuros servidores celetistas não terão a estabilidade garantida aos ocupantes de cargos estatutários, ficando sujeitos às regras da legislação trabalhista.

Segundo o prefeito, a medida busca oferecer mais flexibilidade à administração municipal diante das mudanças tecnológicas e das diferentes demandas dos setores públicos.

“Com a tecnologia, com a inovação, com todas essas tendências, pode ser que lá na frente alguma secretaria precise de mais servidores e outras nem tanto”, declarou.

Conselho de Administração de Pessoal também está previsto

A proposta ainda prevê a criação de um Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal. O órgão terá a função de auxiliar na coordenação das políticas de gestão de pessoas do município.

Agora, o projeto será analisado pelos vereadores e seguirá os trâmites legislativos necessários para alterações na Lei Orgânica Municipal.

SUGESTÃO DE PAUTA

Possui uma sugestão de pauta? Entre em contato com a equipe da TV Xanxerê pelo WhatsApp ou pelos nossos outros canais de contato.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Clique no anúncio e fale com o le moulinspot_img

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS DE XANXERÊ E REGIÃO NO WHATSAPP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS