Vendaval atinge Xanxerê e deixa 125 famílias impactadas

Vendaval causa estragos em Xanxerê nesta sexta-feira

Estragos e famílias afetadas

Nesta sexta-feira (7), um vendaval atingiu o município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, causando estragos significativos. Árvores foram derrubadas, postes colapsaram e diversas residências foram danificadas. Os bairros mais atingidos incluem Esportes, Colatto, Centro, São Jorge, Frederico Ferronatto, Bortolon e Vila Sésamo. Conquanto não tenha sido registrado nenhuma vítima com ferimentos graves, aproximadamente 125 famílias foram impactadas pelo fenômeno.

Veja o momento da chegada do Tornado em Xanxerê.

Impactos na infraestrutura pública

Além dos danos residenciais, o vendaval afetou a rede elétrica local e instalou-se como um problema para os serviços municipais. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) Pingo de Gente, Cantinho Feliz e Nossa Senhora de Fátima registraram avarias em suas estruturas. Outrossim, a remoção de lonas para abrigar as famílias foi coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, ao passo que a Defesa Civil Municipal de Xanxerê e a DCELT (Companhia de Eletricidade) trabalham na regularização da situação.

Ações emergenciais e orientações à população

Desde a tarde de sexta, as equipes da prefeitura estão mobilizadas para desobstruir vias, entregar lonas e catalogar os domicílios afetados. Atualmente, o plantão da Secretaria de Assistência Social está ativo para atender pessoas impactadas — contato pelo telefone (49) 99108-5846. Ademais, a Defesa Civil orienta que os moradores evitem subir em telhados e mantenham distância de cabos de energia caídos, sobretudo porque a previsão meteorológica aponta para novos temporais entre a noite de sexta e a madrugada de sábado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo