Xanxerê Conclui 17,5 km de Ciclovia para Revolucionar a Mobilidade Sustentável

Prefeitura investe em segurança e sustentabilidade, conectando bairros em um extenso corredor cicloviário. A Prefeitura de Xanxerê conclui a implantação de ciclovia Xanxerê mobilidade sustentável com 17,5 km

Investimento da Prefeitura em Xanxerê na infraestrutura cicloviária promove segurança, esporte e conecta bairros, criando o maior corredor da história do município.

Investimento Histórico: 17,5 km de Ciclovia em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, demonstra um forte compromisso com a melhoria da mobilidade urbana. De fato, a cidade está finalizando a implantação de novos trechos que consolidam o corredor cicloviário principal do município.

Em primeiro lugar, a secretária de Infraestrutura e Serviços, Thaise Paludo, detalha o projeto: serão adicionados 7,5 quilômetros de ciclovia. Além disso, este novo trecho se somará aos 9,55 km já existentes, criando, portanto, um trajeto total de 17,5 quilômetros. Essa ampliação representa um avanço significativo, incentivando o ciclismo seguro e a adoção de um meio de transporte sustentável.

Como se pode ver, a prioridade é a integração e a segurança dos ciclistas. As equipes municipais estão ativamente realizando a pintura e sinalização dos novos percursos.

O Novo Mapa do Ciclismo: Rotas e Conexões

Os trechos que recebem pintura neste momento abrangem vias estratégicas, como as ruas Joinville, Manaus, Itá e Antônio Vitório Giordani. Neste sentido, o projeto foi planejado para maximizar a conectividade e o acesso a pontos-chave da cidade.

O percurso completo da ciclovia Xanxerê mobilidade sustentável inicia na Rua Independência. Em seguida, segue até o cruzamento com a Rua Rui Barbosa e avança para a Avenida Brasil, passando pela Praça Tiradentes. O trajeto continua pela Avenida Brasil até a Rua Joinville, passando pelo Ecoparque Municipal Romeu Scirea. Finalmente, desce pelas ruas Manaus e Itá (em frente à Arena Ivo Sguissardi) até a Rua Antônio Vitório Giordani.

A partir desse ponto, o corredor segue até a Rua Coronel Passos Maia, que também receberá sinalização brevemente. Adicionalmente, a ciclovia se estende em direção à Rua 27 de Fevereiro, conectando-se ao trecho existente no Bairro Nossa Senhora de Lourdes (Rua João Cremonini). Por fim, o percurso chega ao Contorno Viário, desce para o Bairro Pinheiro e retorna à Rua Independência, fechando um circuito completo.

A equipe do Departamento Municipal de Trânsito e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana supervisionam todo o trabalho, assegurando a sinalização adequada.

No geral, a secretária Thaise Paludo reforça a visão por trás da expansão. “Nosso objetivo é garantir mais segurança, promover transportes alternativos e conectar diferentes regiões da cidade por meio de um trajeto contínuo e bem sinalizado”, afirmou.

Quer acompanhar mais do trânsito xanxerense? Acesse a categoria Trânsito e Mobilidade e fique por dentro do que acontece nas ruas de Xanxerê.

Veja Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo