Operação Adsumus prende jovens em Xanxerê acusados de tortura e tráfico de drogas

Ação coordenada pela Polícia Civil desarticulou grupo investigado por tortura, tráfico de drogas e associação criminosa no Oeste catarinense. Operação Adsumus prende jovens em Xanxerê acusados de tortura e tráfico de drogas

A Polícia prendeu jovens em Xanxerê acusados de torturar vítimas em uma série de crimes.

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (8) pela Polícia Civil de Santa Catarina, em Xanxerê, resultou na prisão de quatro jovens de 19 anos e na apreensão de um adolescente de 17 anos, suspeitos de integrar um grupo responsável por torturas, tráfico de drogas e associação criminosa. A ação, batizada de Operação Adsumus, teve como foco desarticular uma organização que vinha aterrorizando moradores do município, praticando atos de extrema violência contra suas vítimas. As investigações apontam que o grupo registrava as agressões em vídeos, utilizados para intimidar a comunidade e reforçar o domínio sobre áreas de tráfico.

Operação mobilizou várias forças de segurança em Xanxerê

A Operação Adsumus foi coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Xanxerê, com o apoio da Operação Protetor, delegacias regionais, SAER-Fron de Chapecó e da Polícia Militar. Ao todo, as equipes cumpriram 10 ordens judiciais, incluindo quatro mandados de prisão preventiva, uma internação de menor e cinco mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lourdes e São Romero. A operação representa um esforço conjunto das forças policiais para combater a criminalidade organizada e restaurar a sensação de segurança entre os moradores da região.

Crimes bárbaros e provas decisivas levaram à prisão do grupo

De acordo com as investigações, iniciadas em maio deste ano, o grupo planejava e executava crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas e tortura. Além disso faziam registros em vídeos, gravados pelos próprios agressores. Em um dos casos, uma das vítimas aparece amarrada e sendo espancada com paus, facas e chutes, chegando a ter os dentes quebrados. Em outro vídeo, os suspeitos ameaçam uma vítima com armas de fogo e facões, enquanto a agridem. O terceiro registro mostra golpes repetidos de facão contra outra pessoa. As imagens foram fundamentais para o pedido de prisão dos investigados, que agora estão à disposição da Justiça.

Durante o cumprimento dos mandados, a polícia apreendeu roupas, um chapéu e objetos usados nas agressões. As autoridades informaram ainda que todas as vítimas deixaram Xanxerê, tamanho o medo causado pelo grupo. O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “aqui estamos” ou “estamos presentes”, representando a união e o comprometimento das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade.

Saiba mais notícias policiais de Xanxerê Aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo