Seleção inédita oferece 630 vagas com atuação em todo o estado
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou, nesta quinta-feira (18), as inscrições para o primeiro processo seletivo do Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET). Assim, a corporação disponibiliza 630 vagas distribuídas em diversas regiões catarinenses, exigindo, primordialmente, nível superior completo dos candidatos. Atualmente, as inscrições ocorrem exclusivamente pela internet e seguem abertas até 19 de janeiro.
Acesse o site oficial para fazer sua inscrição — www.idecan.org.br
A iniciativa, conforme destaca o comando da corporação, permite reforçar o efetivo em áreas estratégicas. Ademais, os militares temporários poderão atuar tanto em funções operacionais quanto administrativas, o que, consequentemente, possibilita o remanejamento de bombeiros de carreira para o atendimento direto à população. Portanto, a medida amplia a capacidade de resposta e fortalece ações preventivas em todo o estado.
Processo seletivo terá oito etapas e prova em março
O processo seletivo do SEMET ocorre em oito etapas, garantindo uma avaliação criteriosa dos candidatos. Primeiramente, os inscritos realizam a prova objetiva, prevista para o dia 1º de março. Posteriormente, seguem etapas como avaliação de títulos, Teste de Aptidão Física (TAF), exames de saúde e investigação social, conforme o edital.
Entre os requisitos, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, não ter completado 40 anos até a data da inscrição e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Logo, após a aprovação em todas as fases, os selecionados ingressam no Curso Básico de Formação (CBF), assumindo a graduação de Aluno-Soldado Temporário do CBMSC.

Vagas abrangem diversas regiões de Santa Catarina
As oportunidades estão distribuídas em batalhões localizados em Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Itajaí, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê, Rio do Sul e Jaraguá do Sul. Assim, o programa busca atender de forma equilibrada as diferentes regiões do estado, sobretudo aquelas com maior demanda operacional.
Instituído pelo Governo de Santa Catarina em agosto deste ano, o SEMET objetiva reduzir defasagens pontuais de efetivo. Ademais, os contratos têm duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até oito anos, sem vínculo com a carreira militar. Inequivocamente, a medida também representa impacto positivo nas finanças públicas.
Ser bombeiro é sinônimo de coragem e dedicação. São profissionais que arriscam suas vidas para salvar pessoas e proteger nossas cidades e florestas. O Dia dos Bombeiros é celebrado em 2 de julho no Brasil.
“Ser bombeiro é transformar o medo em ação, a incerteza em coragem e estar sempre pronto para proteger, não importa o desafio. “
Reforço no efetivo e economia aos cofres públicos
Segundo estimativas oficiais, a incorporação dos militares temporários pode gerar um aumento de cerca de 40% no efetivo operacional do CBMSC. Além disso, o modelo prevê economia significativa a longo prazo. Conforme projeções, a redução de gastos pode alcançar R$ 670 milhões em 40 anos, considerando encargos previdenciários e progressões da carreira regular.
Para o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a iniciativa fortalece a atuação da corporação. Assim, o processo seletivo do SEMET marca, sobretudo, uma nova etapa na modernização e ampliação dos serviços prestados à população catarinense.
Notícias Relacionadas
Correios anunciam fechamento de mil agências e até 15 mil desligamentos voluntários
CBMSC abre inscrições para o Serviço Militar Estadual Temporário
Xanxerê recebe Selo Município Inovador Catarinense
Alesc aprova proposta que extingue cotas raciais nas universidades estaduais
Exame toxicológico passa a ser exigido para motoristas das categorias A e B
Prazo do PREFIX 2025 para regularização de dívidas termina em 15 de dezembro







